Quantas pessoas já nos visitaram?

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O lado "quase" cômico do rock alternativo dos Anos 90

Por André Marques

Letras divertidas e uma maneira peculiar tocar os instrumentos. Esse foi o The Presidents of the USA
Em meio a um universo recheado de grandes bandas, havia espaço para algo, digamos, mais divertido. Apesar de serem oriundos de Seattle, o Presidents of the USA não pegou carona na onda grunge que dominava a época em que surgiram, no ano de 1993. A vertente da banda era outra, com um som mais descontraído, e consequentemente agradável.

O primeiro grande hit do trio só veio no final de 1995. "Lump" é uma paródia que fala da dificuldade em lidar com algo que não deveríamos amar. Como um caroço por exemplo, tradução literal para lump. A grande característica da banda era a maneira inusitada com que seus integrantes usavam seus instrumentos de corda. O "guitarrista" Dave Dederer tocava seu instrumento com três cordas e o vocalista Chris Ballew tocava seu "contra-baixo" de três cordas, sendo uma de guitarra.

Fato é que o Presidents foi uma das bandas mais criativas de sua época e que passou praticamente desapercebida da cena. Hoje em dia, ainda são muito lembrados por causa do sensacional clipe de "Peaches", em que a banda declara abertamente o fascínio pelos pêssegos, típicos para essa época de fim de ano.

O trabalho autoral da banda se limita ao disco de nome autoral, lançado em 1995. Passados alguns anos de seu surgimento, pode-se dizer que o Presidents of the USA deixou um legado no cenário alternativo, e rico, do rock nos Anos 90. Vale a pena a audição pra quem ainda não conhece. Então a hora é essa. Confira os dois grandes clipes da única banda de Seatlle surgida naquela época e que não é associada ao grunge. Até nisso eles são curiosos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário