Quantas pessoas já nos visitaram?

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Confissões de Adolescente volta aos cinemas vinte anos depois



Elenco da primeira formação produzida para a série da TV Cultura

Por Ana Paula Barbosa 


Pode-se dizer que a década de 90 foi um período bastante produtivo e rentável para a TV Cultura graças à audiência das produções infanto-juvenis da emissora, e “Confissões de Adolescente” foi um dos sucessos do período. A série que girava em torno da vida de quatro adolescentes morando com o pai solteiro, que se desdobrava pra cuidar delas, aborda os conflitos das garotas e de outros adolescentes nessa fase maluca de autoconhecimento e muita confusão. Maria Mariana é a autora do livro que inspirou a série, que também passou pelo teatro e esse ano foi para os cinemas. 
Elenco da atual formação que fez o filme

Confissões de adolescente chegou na TV Cultura por intermédio de Daniel Filho que ao assistir a peça de teatro a convite do pai de Maria Mariana se encantou com o enredo e contatou pai e filha para comprar os direitos de “Confissões”. Ai em 92 “Confissões de Adolescente” já estava no ar contanto com Deborah Secco, Daniele Valente e Georgiana Góes no elenco, além de é claro Maria Mariana que não só emprestou sua ideia mas também atuou na série como uma das irmãs. O papel do pai ficou por conta de Luis Gustavo Blanco. 

A ideia de Maria Mariana surgiu a partir do que ela mesma escrevia em seu diário. Numa época em que não havia smart fone, Orkut, facebook, ou qualquer outra rede social, os adolescentes mantinham suas confissões ou talvez o que hoje o face chama de “o que você está pensando” em diários mesmo, algo muito mais intimo e pessoal, o que dava super certo. Mas independente de década ou anos transcorridos a fase da adolescência é sempre a mesma e o que acontecia lá em noventa com as garotas da série ainda ocorre com as meninas de hoje. 

Sempre há o momento da descoberta seja do primeiro beijo, a primeira transa, o frio na barriga de uma paquera. Isso tudo era abordado no diário de Maria e em “Confissões de Adolescente”. É certo que hoje as coisas são um tanto quanto avançadas e tudo acontece muito rápido, mas essa fase conflituosa, cheia de descobertas nunca vai deixar de trazer boas lembranças. Prova disso é que esse ano “Confissões de Adolescente” apontou no cinema, algo que já havia sido prometido por Daniel em 90, mas que só agora se concretizou, o que é bem bacana pois mostra que a teoria de fase igual independente da década é verdadeira. 

É claro que no filme há algumas mudanças, talvez não mudanças mas adaptações, aqui o diário foi substituído pelo facebook, o telefone com fio gigante e que enroscava todo foi trocado pelo smart fone, mas os conflitos são os mesmos, tanto que o primeiro beijo que está no primeiro episódio da série da Cultura aparece também no filme como assunto principal, o paizão solteiro e as quatro filhas também estão lá. 

A novidade fica pelo builing que em noventa era considerada uma simples zoeira e pelo relacionamento gay de uma das garotas. Débora Seco e Daniele Valente também estão no filme, agora como mães de adolescentes. Daniele é uma mãe coruja toda preocupada com o filho e Débora protagoniza uma cena bastante engraçada com o filhão quando avisa a ele que suas camisinhas estão vencidas e pergunta se ele quer que ela o leve num prostíbulo. 

O filme “Confissões de adolescente” estreou em janeiro desse ano e de acordo com um site Pure Break em entrevista à Sophia Abrahão que interpretou uma das personagens do filme uma sequência do longa será produzida esse ano. Reveja a abertura da série “Confissões de Adolescentes” de 90 e o trailer do filme deste ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário