Quantas pessoas já nos visitaram?

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O mundo louva a memória de Marley

Por André Marques

No dia em que se completa 70 anos do nascimento de Bob Marley, o mundo parou para uma reflexão sobre suas mensagens, muito admiradas e cultuadas, porém pouco seguidas. O que mais chama a atenção é perceber que o próprio Marley já não se mostrava muito otimista com os rumos da humanidade e já pressentia horizontes nebulosos.

Desde sua morte em 1981, a figura do astro jamaicano se tornou cada vez mais forte e imponente, porém o reggae nada evoluiu de lá pra cá. Seguidores do ritmo não faltam, mas não surgiram nomes tão impactantes quanto Marley. Essa é a maior prova que Marley é muito maior que o reggae, e seu legado é encontrado em qualquer estilo musical, do rock ao jazz, e por ai vai.
As mensagens de Marley ecoaram pelo mundo nesta sexta-feira

Vários veículos de comunicação ao redor do mundo deram intenso destaque à data. O tablóide inglês The Guardian ressalta que a importância de Marley vai além da música, apontando-o como uma das vozes pacificadoras mais importantes da história da humanidade. Aqui pelo Brasil, não houve um veículo que ignorasse os 70 anos do nascimento da única lenda da música oriunda de um país subdesenvolvido. Este foi Robert Nesta Marley. 

A presença de Bob Marley na cena pop dos anos 90

O reggae não foi presença constante nas paradas de sucesso pelo Brasil e pelo mundo nos anos 90. Algumas exceções como Baby I Love Your Way do Big Mountain, Bad Boys do Inner Circle ou Can't Help Falling In Love do UB 40 estouraram, porém devido muito mais às circunstâncias em que essas músicas foram lançadas do que pela existência de um movimento reggae.

Apesar disso, a figura de Marley foi uma das mais exaltadas e referenciadas da época. Podia se perceber a presença espiritual do gênio em bandas como Rage Against The Machine, Sublime, 311, Fugees, Snoopy Doggy, entre outros. Além de citações ao nome de Marley, como em Give It Away dos Red Hot Chilli Peppers.

Você confere agora alguns momentos dos anos 90 que lembram Bob Marley. Uma homenagem do Noventa por Hora a um dos 10 maiores nomes da história da música, inclusive com a versão de I Know A Place, lançada em 1999.






Nenhum comentário:

Postar um comentário