Quantas pessoas já nos visitaram?

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A magia do gênio que dominou seu esporte nos anos 90

Jordan foi o maior atleta do mundo nos anos 90
Por André Marques

A geração dos anos 90 não viu Pelé jogar, mas sempre ouviu dizer que o camisa 10 do Santos das décadas de 50, 60 e 70 era capaz das mais improváveis jogadas. O cara que via o lance antes dele acontecer, era aclamado por sua habilidade, técnica e condição física jamais vistas em outro atleta. Mas a essa geração restou um consolo. E que consolo!

Naquela época, a NBA passava a ser assunto constante nos programas esportivos, com direito às transmissões ao vivo da TV Bandeirantes. Isso ajudou a popularizar o maior campeonato de basquete do mundo, e consequentemente consagrar por aqui também os grandes astros da liga. Exatamente a época em que Michael Jordan fazia história, e se tornava a maior lenda do basquete em todos os tempos. Ou seja, o Pelé da modalidade.

Dos 10 campeonatos disputados entre 90 e 99, os Chicago Bulls de Jordan ganharam 6. Sempre com a lenda como grande protagonista. A fama do time duas vezes tricampeão da NBA só aumentou, e as franquias da liga passaram a comercializar seus produtos em grande escala no Brasil. De lá pra cá, o interesse do público só aumentou e hoje temos uma realidade em que quatro emissoras da TV fechada detêm os direitos de transmissão de toda a temporada, além dos playoffs.

Jordan é sem dúvida o grande responsável por esse sucesso ter aumentado na década de 90, não só no Brasil como em todo mundo. Foi sem dúvida o maior atleta do planeta naquele período, e sua fama era tão grande, a ponto de ter lançado uma famosíssima linha de tênis com seu nome, além de ter sido o protagonista do clássico do cinema Space Jam, de 1996, onde "contracenou" com a turma do Pernalonga.

No dia do aniversário deste mito do esporte, relembre grandes momentos de Michael "Air" Jordan.







Nenhum comentário:

Postar um comentário