Por Ana Paula Barbosa
Foi em 98 que Tato resolveu se inscrever num festival de música do Mackenzie. Era o terceiro ano do evento e o pontapé inicial pro enorme sucesso de um dos mais famosos grupos do chamado "forró universitário". O estouro mesmo veio em 2000, mas os garotos iniciaram mesmo sua projeção nos anos 90. Ai é nosso território!
![]() |
O Falamansa popularizou o chamado "Forró Universitário" entre os anos 90 e 2000 |
A biografia do grupo em seu site oficial conta que Tato chegou quietinho na sala de inscrição do festival, entregou sua fita cassete e ficha e virou as costas silencioso pra ir embora, mas tinha faltado um detalhe, o nome da banda, então Tato num impulso disse: Falamansa, o nome do grupo que trocadilhos a parte “fez milagre acontecer”. A Tato não só faltava o nome do grupo, mas também os integrantes dele. Mas o que fazer quando se chega entre os vinte convocados dos 160 inscritos no festival? Achar quem toque é claro! E o garoto foi atrás. Lembrou de um amigo que lembrou de outro amigo e assim foi surgindo o Falamansa. Que após duas tardes de ensaio foi ao festival apresentar “Asas” e a banda alcançou o segundo lugar do festival, foi quando Josivaldo Leite, o experiente Waldir e seu inseparável acordeon chegaram pra abrilhantar e fechar a formação do grupo que se mantém até hoje.
“Deixa Entrar” foi o primeiro álbum, gravado em 2000 pela Deckdisc e distribuído pela Abril Music. O título que saiu da gravadora em 21 mil cópias teve vendagem de mais de 900 mil cópias em apenas um ano, e o sucesso que no começo ficava por conta das casas de show de São Paulo como a Remelexo no bairro de Pinheiros se estendeu ao som de canções como “Xote dos Milagres” e “Rindo a toa” para o rádio e TV.
“Essa é pra vocês” foi o segundo álbum da banda, lançado logo um ano depois embalado por sucessos como “Xote Da Alegria” e “Oh! Chuva”. Em 2003 gravaram “Simples Mortais” estourado pela música "100 Anos" que ganhou um videoclipe. “Um Dia Perfeito” veio um ano depois com "Tempo de Paz" e "Sete Meninas" no repertório.
Em 2005, o grupo lançou CD e DVD MTV ao vivo que contou com a participação de Planta e Raíz e Dominguinhos. Em 2007, o grupo lançou seu primeiro disco independente: ‘Segue A Vida”. Em 2008, foi lançado “Essencial”, álbum marcado por regravações de sons que fizeram sucesso no grupo.
Para comemorar uma década o grupo lançou “10 Anos - Por Um Mundo Melhor!”, álbum que também traz algumas regravações. Dois anos depois o homenageado foi Luiz Gonzaga com “As Sanfonas do Rei”, álbum em que o grupo interpreta canções do músico e instrumentista. E este ano o Falamansa lançou “Amigo Velho”, título que rendeu aos velhinhos como estão caracterizados os integrantes da banda na capa do álbum, o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raizes Brasileiras.
Relembre agora “Rindo à Toa”, um dos primeiros sucessos do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário