Quantas pessoas já nos visitaram?

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Falamansa, de um festival de faculdade ao sucesso do pé de serra universitário

Por Ana Paula Barbosa

Foi em 98 que Tato resolveu se inscrever num festival de música do Mackenzie. Era o terceiro ano do evento e o pontapé inicial pro enorme sucesso de um dos mais famosos grupos do chamado  "forró universitário". O estouro mesmo veio em 2000, mas os garotos iniciaram mesmo sua projeção nos anos 90. Ai é nosso território! 
O Falamansa popularizou o chamado "Forró Universitário" entre os anos 90 e 2000
A biografia do grupo em seu site oficial conta que Tato chegou quietinho na sala de inscrição do festival, entregou sua fita cassete e ficha e virou as costas silencioso pra ir embora, mas tinha faltado um detalhe, o nome da banda, então Tato num impulso disse: Falamansa, o nome do grupo que trocadilhos a parte “fez milagre acontecer”. A Tato não só faltava o nome do grupo, mas também os integrantes dele. Mas o que fazer quando se chega entre os vinte convocados dos 160 inscritos no festival? Achar quem toque é claro! E o garoto foi atrás. Lembrou de um amigo que lembrou de outro amigo e assim foi surgindo o Falamansa. Que após duas tardes de ensaio foi ao festival apresentar “Asas” e a banda alcançou o segundo lugar do festival, foi quando Josivaldo Leite, o experiente Waldir e seu inseparável acordeon chegaram pra abrilhantar e fechar a formação do grupo que se mantém até hoje.
“Deixa Entrar” foi o primeiro álbum, gravado em 2000 pela Deckdisc e distribuído pela Abril Music. O título que saiu da gravadora em 21 mil cópias teve vendagem de mais de 900 mil cópias em apenas um ano, e o sucesso que no começo ficava por conta das casas de show de São Paulo como a Remelexo no bairro de Pinheiros se estendeu ao som de canções como “Xote dos Milagres” e “Rindo a toa” para o rádio e TV.
“Essa é pra vocês” foi o segundo álbum da banda, lançado logo um ano depois embalado por sucessos como “Xote Da Alegria” e “Oh! Chuva”. Em 2003 gravaram “Simples Mortais” estourado pela música "100 Anos" que ganhou um videoclipe. “Um Dia Perfeito” veio um ano depois com "Tempo de Paz" e "Sete Meninas" no repertório.
Em 2005, o grupo lançou CD e DVD MTV ao vivo que contou com a participação de Planta e Raíz e Dominguinhos. Em 2007, o grupo lançou seu primeiro disco independente: ‘Segue A Vida”. Em 2008, foi lançado “Essencial”, álbum marcado por regravações de sons que fizeram sucesso no grupo.
Para comemorar uma década o grupo lançou “10 Anos - Por Um Mundo Melhor!”, álbum que também traz algumas regravações. Dois anos depois o homenageado foi Luiz Gonzaga com “As Sanfonas do Rei”, álbum em que o grupo interpreta canções do músico e instrumentista. E este ano o Falamansa lançou “Amigo Velho”, título que rendeu aos velhinhos como estão caracterizados os integrantes da banda na capa do álbum, o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raizes Brasileiras.
Relembre agora “Rindo à Toa”, um dos primeiros sucessos do grupo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário