segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Charlie Brown Jr. a banda que o uniu o rock ao skate

Por Ana Paula Barbosa

Unindo elementos do punk, rock, hardcore, rap e reggae ao gosto pelo skate e o nome retirado de um desenho animado, a banda Charlie Brown Jr. subiu a serra do litoral paulista em 1992 para conquistar espaço em âmbito nacional, depois de terem se consolidado em Santos, sua terra natal.

O nome da banda, escolhido pelo vocalista Chorão, chegou repentinamente ao grupo. Ao passar em frente a uma barraca de agua de côco, o vocalista viu o desenho do dono do cachorrinho Snoop e logo fez a junção ao Jr. o que segundo ele se remete ao componentes da banda, verdadeiros “filhos do rock”.

Não só o nome, mas a proposta musical trazida pelo grupo, (Chorão nos vocais, Champignon no baixo, Marcão e Thiago Castanho nas guitarras e Pelado na bateria), agradaram a Rick Bonadio, então produtor de Mamonas Assassinas. Sem pensar duas vezes, ele apostou na banda e deu a oportunidade ao Charlie Brown Jr. de gravar seu primeiro disco intitulado “Transpiração Contínua Prolongada”, álbum lançado em 1997, com dezesseis faixas dentre as quais figuram "Proibida pra Mim (Grazon)" e "O Coro Vai Comê!". O disco teve mais de duzentas e cinquenta mil cópias vendidas.

Transpiração Continua Prolongada, de 1997, foi o disco de estreia do Charlie Brown Jr.
Dois anos depois, ainda com produção de Rick Bonadio e Tadeu Patola, os garotos do skate punk lançaram “Preço Curto... Prazo Longo” pela Virgin Records, álbum com vinte e cinco faixas que contou com os singles "Zóio de Lula" e "Te Levar", música que se tornou tema de Malhação durante anos.
Capa de Preço Curto, Prazo Longo, segundo disco da banda, gravado em 1999

Em 2013, Alexandre Magno Abrão foi encontrado morto em seu apartamento em São Paulo. Foram 21 anos de carreira de Chorão a frente de Charlie Brown Jr. um legado que ele deixou ao partir aos 43 anos de idade. Certamente, ele será eternamente lembrado pelos fãs que acompanharam a trajetória dos 12 álbuns da banda que marcaram época no cenário musical brasileiro. Meses depois, o baixista Champignon também morreu ao cometer suicídio.

Relembre o primeiro clipe da carreira do Charlie Brown Jr. "O Côro vai Comer", de 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário